segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Retiro da PJ

“É bom poder parar, rezar, refletir, pensar, confraternizar”.


Aconteceu no dia 18 de outubro de 2008, o retiro dos coordenadores da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Londrina. O Retiro teve como tema: “DEUS SE DEIXA ENCONTRAR POR AQUELES QUE O PROCURAM”. E assim, experimentamos a espiritualidade da PJ que é mais que oração, entendendo que a oração é uma parte da espiritualidade por uma razão simples: há muita gente que faz oração e não tem nada de espiritualidade; somente faz oração, árida, separada da vida, segregada, ilhada da história, que acaba sendo fanatismo, mecanismo orante. “A espiritualidade é muito mais que oração... de nossa oração depende a nossa espiritualidade” (D. Casaldáliga).

Nós da Pastoral da Juventude temos um longo caminho a percorrer, são projetos a continuar a caminhada e outros a começar. Nesse dia de retiro, rezamos e refletimos sobre quais são nossas fraquezas e tristezas. Foi um momento de cada um encontrar-se com Deus no silêncio do seu 'eu'. Compartilhar com ele suas dores e alegrias, dar luz aos nossos projetos e a reafirmação do sim dado a Cristo quando assumimos o protagonismo juvenil de levantar novamente a bandeira da PJ. E é por essa bandeira, que levamos conosco uma historia de mártires e santos, que nos reunimos para amadurecer na fé, a luz do Espírito Santo.

Temos uma causa: a juventude, como opção, preferencial. Aproveitamos neste dia também como formação; aprendemos um pouco sobre D. Hélder Câmara: história, opções, pensamentos, e poemas. E como ele mesmo disse: “é graça divina começar bem, graça maior é persistir na caminhada certa, mas graça das graças é não desistir nunca'. Dom Hélder que faria 100 anos, agora, deixou-nos um sinal de esperança, de que é preciso lutar contra as injustiças que este sistema nos impõe 'e se amanhã, as massas tiverem a impressão, de que o cristianismo teve medo, que não teve coragem, de dizer a verdade, de mostrar a verdade, então acabou-se o cristianismo'.



Joao Paulo Poças

Membro da coordenação da PJ Arquidiocesana

8 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém lembrou-se de perguntar ao porta-voz do D. Helder sobre o fato do cristianismo estar fundado na promessa de Cristo? Se o cristianismo sobreviveu a tipos como D. Helder e D. Casaldáliga, ele pode sobreviver praticamente a qualquer coisa.

Comuna S/A disse...

Em primeiro lugar, ANONIMO, identifica-se, assim fica dificil o dialogo. Em segundo o que tenho a dizer é que "se um dia as massas vierem a questionar que o cristianismo não disse a verdade, não mostrou a verdade, então ACABOU-SE O CRISTIANISMO". E por fim tenho a dizer "DEIXE TUDO E ME SIGA", "DE A CESAR O QUE É DE CESAR, A DEUS O QUE É DE DEUS", "FELIZES OS HUMILHADOS POIS SERÃO EXALTADOS". A UTOPIA que os martires pregavam e sonhavam não é ver o povo submisso a um estado ou a burgueses; se hoje criticam esses que lutam e lutaram, é porque não sofrem na pela a dor da fome, opressão, preconceito. Tenho certeza que se um dia passar por essa situação ai você reanalizar os pensamentos deixados por aqueles que sentem e sentiam na pelê essas dores. "CREMOS POR ISSO LUTAMOS"

Anônimo disse...

La nueva juventu, por certo, é nome e facilita o diálogo, né? Não zoa. Agora, quem disse que eu quero diálogo? Com gente como você, disposto a sacrificar a Igreja no altar da ideologia, não tem diálogo. Dá para no máximo rezar um pai-nosso pela sua sanidade.

Comuna S/A disse...

Anonimo se não quer dialogo, o que faz aqui no blog do setor? O setor juventude foi criado para que a pastorais e movimentos possam dialogar. Não pensamos iguais, somos diferentes, em cor e ideologia. se você que não tem ao menos a coragem de se identificar, como pode defender uma ideologia? Pense nas suas atitudes, e na forma que fala com nós, membros da IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA, seguidores de Cristo nosso rei e salvador. E é apenas por ele que lutamos e estamos nessa batalha. Sou João Paulo Poças, se precisar me chame pelo nome.
PAZ E BEM ANONIMO!

Anônimo disse...

Você está certíssimo, João Paulo, não posso, nem quero, defender ideologia alguma, pelo contrário, quero defender a Igreja de ideologias heréticas como a sua, com base na doutrina católica, não com base jargões político-partidários do momento.

Anônimo disse...

Se pensa assim Anonimo, parabens, "cada um no seu quadrado". O que penso é que temos de parar de 'atirar' pedras em nós mesmo, sair da sua poltrona e fazer algo de concreto.
PAZ E BEM ANONIMO!!!

Anônimo disse...

Caro João, a única coisa de concreto que tenho vontade de fazer é uma sapata de cimento para prender no seu pé e depois te jogar no Igapó.

Anônimo disse...

Faça o q queiras, não passe vontade!!!
PAZ E BEM ANONIMO!!!