Organizado pelo Setor Juventude de Londrina, o DNJ 2008 que teve como tema "Juventude e Meio de Comunicação" e lema "Queremos pautar as razoes do nosso viver", deu sequência a Campanha da Fraternidade 2008 que teve como tema "Fraternidade e defesa da vida" e também comemorando o centenário de Dom Hélder Câmara o inspirador da atividades deste ano "Temos mil razões para viver".
A abertura da missa foi feita pela PJ que resgatou a história dos DNJ's e com uma dança introduziu o tema deste ano. Com um caminhão de som e a animação do Grupo Principe da Paz de Cambé a caminhada seguiu-se pelas ruas do centro de Londrina.
A primeira parada, para o ato penitencial, ficou com a PU que motivou a juventude a ficar atenta aos sinais de morte que as rodeia. O glória foi iniciado pelos grupos do JUMAS e JUFEM com um grande quadro de Maria Três Vezes Admirável de Schoenstatt, um momento muito rico dedicado a nossa Mãe. Em frente ao colégio Mãe de Deus, Pe. Cleiton proclamou o Evangelho pedindo a Nossa Senhora pela juventude e pelos assaltos e violência à vida.
Lembrando que no dia 19 também comemoramos o Dia Mundial das Missões, foi jogado um grande globo sobre a juventude, para que cada um tomasse o mundo como sua própria casa.
Com a presença de 6 padres e 22 religiosas a Missa continuou na Catedral, com o ofertório sendo realizado pelo SAV e a Liturgia Eucarística celebrada por Dom Orlando, que fez um grande convite vocacional a juventude para serem "missionários nos dias de hoje".
Seguindo para a Praça da Bandeira a Bênção Final foi dada após os Focolares hasteaream a bandeira da Paz ao som do Hino Nacional. E como sinal de partilha entre a juventude londrinense, houve a bênção dos pães e a partilha organizada pela RCC.
Para Dom Orlando a manifestação do DNJ foi um grito da juventude londrinense que quer um mundo novo, uma juventude que tem fome da palavra de Deus. Para ele a religião vem para contribuir com a juventude, dando a ela meios de desviar dos grandes perigos, como a droga, a violência e a prostituição.
Com o objetivo de integrar a juventude das várias pastorais e movimentos de Londrina, o DNJ mostrou que a juventude está preocupada com o aumento da violencia e quer paz, e é a partir da temática deste ano que o jovem precisa urgentemente lutar para uma maior participação em políticas publicas e que cada um assuma o papel de protagonistas da realidade em que vivem.
Francielly Hellena Camilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário