domingo, 21 de setembro de 2008

MARCO JOVEM 2008

A Juventude quer Viver

Foi realizado no dia 30 de março, domingo, o Marco Jovem 2008 que conectado a Campanha da Fraternidade deste ano teve como tema “A Juventude quer Viver”. Acontecendo pela segunda vez o evento foi divido em dois períodos:
Pela manhã, os coordenadores de grupos de jovens da Arquidiocese conversaram e discutiram sobre a realidade da juventude em londrina, conduzidos e motivados pela psicóloga do Projeto Murialdo da Epesmel, Jaqueline. Em seguida foi apresentado e debatido o plano de evangelização da juventude para o ano de 2008 do Setor Juventude, após a exposição, os coordenadores se dividiram pelos decanatos para entre outras coisas eleger seus coordenadores ou referências. A manhã foi encerrada com um delicioso almoço de confraternização.
À tarde o evento continuou no Ginásio Marista, e contou com a participação de mais de 2 mil jovens e adolescentes de diversos movimentos, pastorais e grupos que vieram em caravanas de suas paróquias e cidades entre elas Ibiporã, Sertanópolis, Porecatu, Cambé e Rolândia.
Todos se animaram e dançaram muito ao som das bandas Ânima, Amigos e 33HC e com a presença inédita e marcante do DJ Ney. Uma das novidades para este ano foi a realização de 6 oficinas (dinâmicas, teatro, hip-hop, percussão, expressão corporal e palestras), que com mais de 160 inscritos foram a oportunidade para os jovens conhecerem sobre temas que são forma e expressões de vida, também para que depois possam repassar para o seus grupos.
Outra novidade foi a chamada “Feira de Pastorais e Movimentos”, espaço onde diversas pastorais e movimentos demonstraram seus trabalhos e carismas aos jovens interessados. O evento também contou com a participação especial de Dom Orlando que deixou uma mensagem especial para toda a juventude.
O encerramento se deu com uma linda missa celebrada pelo Pe. Cleiton, assessor do Setor Juventude de Londrina. A liturgia abordou temas como a falta de políticas públicas nas áreas de lazer, saúde, educação, cultura e primeiro emprego. Finalizando com uma benção e envio todo especial para que os jovens possam durante o ano realizar seus trabalhos em suas paróquias e grupos com muita força, ânimo e dedicação, sendo discípulos missionários, de uma forma diferente, inovadora e criativa.
A realização do evento foi do Setor Juventude Londrina que agradece o apoio da PUC, Colégio Marista, Livros e Livros, Midiograf, Compusystem Informática, Estamparia Farinazzo, a colaboração especial da Casa da Juventude de Goiás e também a todas as pastorais e movimentos presentes.
Para maiores informações do evento ou assuntos da evangelização da juventude da arquidiocese envie seu e-mail para: setorjuventudelondrina@hotmail.com.