segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Encontro: Paróquia Jesus Cristo Operário

É com muita satisfação e alegria que desejo partilhar o acontecido este final de semana na paróquia Jesus Cristo Operário, onde a gente trabalha.
Pois é, de novo sonhando com as lideranças jovens das comunidades a gente se perguntava: será que a juventude da nossa paróquia não esta ficando muito quietinha? Ou será que a gente não esta mexendo o suficiente para agitá-la?... E aí pegou o bicho...

Unimos forças, talentos e muita garra para abranger os crismados das cinco comunidades que formam parte da nossa paróquia. Junto com os/as catequistas deles se começou a tecer um bonito pano de diversidades, se motivou aos adolescentes para eles apresentarem um dom do Espírito Santo, o trabalho se começou a construir ao inicio do mês e terminou explodindo o domingo 28 de setembro de 2008.
A criatividade que eles tiveram foi para ficar de boca aberta, cada comunidade caprichou mesmo na sua apresentação, quem utilizou a dança, o teatro, as musicas, cartaz, etc.
Só fica agradecer a DEUS que sem dúvida, uma vez mais chama o/a Jovem por nome para ficar com Ele e com os outros irmãos e irmãs, e, assim poderem experimentar que nesta caminhada nenhum e nenhuma estão sós.


Somos comunidade e isto já é sinal de VIDA E ESPERANÇA!

Houve a participação de 180 adolescentes e jovens. A intenção principal de tal encontrão é formar novos grupos de jovens após a crisma, para que a juventude da nossa paróquia possa ser expressiva no jeito jovem de encontrar e se relacionar com o DEUS da Vida.

Que na diferença dos métodos e espiritualidades permaneça uma coisa só:

A EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE TEM QUE ACONTECER.
Um Obrigado a todos/as que contribuíram para este sonho ser realizado!


Ir. Felicitas
Missionária de Maria-Xaveriana

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dica de Leitura

A Doutrina Social da Igreja e a Política

O nosso bispo Dom Orlando Brandes em um de seus 12 artigos publicados no site da CNBB (http://www.cnbb.org.br/) reflete sobre “A Doutrina Social da Igreja e a Política”. Sendo a participação na política parte da missão dos cristãos, é no “catecismo social da Igreja que encontramos as mais nobres inspirações para educar-nos sobre nossa participação sócio-política, ou seja, nossa educação para a prática da justiça, da consciência social, da relação entre fé e política”. Assim Dom Orlando em seu artigo reflete sobre os princípios éticos da fé e política que foram reafirmados no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, publicado em 2004 pela Santa Sé.

Confira: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/articles/article.php?id=165

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2008

Neste ano de 2008, a pedido do arcebispo Dom Orlando Brandes iremos realizar em conjunto com o Dia Mundial das Missões, a 2ª Caminhada pela Paz. Dia 19 de outubro a partir das 14h, com início no estacionamento na frente do Moringão e Zerão. A caminhada acontecerá com uma missa itinerante passando pelas ruas do Centro até a Catedral.

Pedimos a todos para irem de branco e aos grupos para que levem faixas e cartazes pela paz e pela vida. Após a missa haverá apresentações culturais e banda, na praça ao lado da Catedral.

Vamos agitar os grupos, pastorais, movimentos... todos os jovens e adolescentes para participar deste importante evento da juventude de nossa arquidiocese.


SETOR JUVENTUDE LONDRINA

Dúvidas ou outras informações estamos a disposição.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Santa Missa celebrada pelo Papa Bento XVI em Lourdes

O Papa Bento XVI em uma Missa celebrada em Loudes, reforça a importância da presença dos jorvens na Liturgia, confiando sempre em Maria, que os convida para uma vida feliz e completa de sentidos, apesar das dificuldades.

Papa Bento XVI completa ainda que os jovens não devem desanimar! Devem aceitar o convite do Senhor: segui-lo, servir os necessitados, sofredores e infermos.


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Oficina Projeto de Vida e Missão


Objetivo
Incentivar jovens lideranças a elaboração de um projeto de vida que favoreça o crescimento humano e cristão, pautando seus valores e princípios na pessoa de Jesus Cristo.
Destinatários
Coordenadores e líderes de grupos de jovens/adolescentes ou jovens em processo de liderança acima de 17 anos e no máximo 25 anos.
Investimento
A taxa para participação será de R$30,00 por jovem (incluindo: inscrição, material, alimentação e hospedagem)
Data e Horário
22 e 23 de Novembro/2008
Início no Sábado às 8:00 - Término do Domingo às 16:00
Local
Centro Juvenil Vocacional Josefino
Rua Darcírio Egger, 568 - Shangri-lá B Londrina - PR
Linha de ônibus 410
Conteúdo
-O que é e porque ter um Projeto de Vida -Projeto de Deus X Projeto Humano -Elementos para construção de um Projeto de Vida -Exercícios de Projeto de Vida
Inscrições
-As inscrições começam dia 21 de outubro e terminam dia 18 de novembro de 2008. A ficha poderá ser preenchida e encaminhada para a equipe por e-mail ou correio, ou entregue pessoalmente.
Vagas
-Mínimo: 20 pessoas - Máximo: 40 pessoas -As vagas serão preenchidas por ordem de chegada das fichas de inscrição, sendo consideradas válidas as inscrições confirmadas por e-mail ou telefone, conforme abaixo.
Contatos

Secretaria do Setor Juventude
Terças e Quintas-feiras
Fone: (43)3347-3141

Centro Juvenil Vocacional Josefino
Fone: (43)3327-0123
E-mail: passoapasso@osj.org.br
Informações também no site: http://www.osj.org.br/

"Projeto de Vida"
"A reação das pessoas é a busca do imediato, da satisfação do aqui e agora. A mudança pessoal e social tem um preço: organizar a esperança e projetar os sonhos"

Pastoral da Juventude
Londrina

Capacitação do Ofício Divino da Juventude

O Ofício Divino da Juventude é um instrumento de oração inspirado no Ofício Divino das Comunidades. Traz consigo a herança das comunidades cristãs de fazer orações pela manhã e pela tarde, valorizando a cultura e o jeito do povo falar com/de Deus, com atenção à Vida e à Bíblia como realidades nas quais o Senhor, Criador da Vida, revela-se. Ele pode ser usado na Celebração da Palavra, nos momentos de oração, encontros de formação, nos cultos semanais e dominicais, nas assembléias pastorais, nas reuniões dos grupos de jovens, no sacramento da Confirmação, nas visitas às pessoas doentes, nas celebrações de aniversários, vigílias, etc.
Podemos dizer que o Ofício Divino da Juventude buscou água em três fontes: a primeira delas é a tradição litúrgica da Igreja que, desde o início, teve o costume de rezar com salmos e cânticos bíblicos, fundar a experiência de oração na escuta da Palavra de Deus e apoiar a oração no memorial da páscoa de Jesus. A segunda é a experiência da fé cristã como é compreendida e celebrada na América Latina, especialmente depois de Medellín, com a caminhada das Comunidades de Base, com uma Igreja que faz opção pelos/as pobres e pelos/as jovens... A terceira fonte é a religião popular, com sua raiz índia e negra, com seu jeito simples e oral, com seu estilo afetuoso e seu fervor espiritual...
A oficina foi assessorada por Pe. Alexandre Alves Filho e Josefino de Asti, especialista em liturgia e pároco do Bom Jesus de Curitiba. Ele transmitiu, de maneira agradável, os conteúdos: história, organização e elementos que compõem o Ofício Divino da Juventude, Diálogo Ecumênico e liturgia.
Foram dois dias intensos, vividos em um clima de amizade, partilha e escuta. Os/as jovens tomaram consciência de que as celebrações litúrgicas têm que ser expressivas para as comunidades, vividas intensamente; mas, para isso, precisa-se de conhecimento, preparação e muita atenção aos eventos vivenciados, para que a liturgia possa ser elemento celebrativo da vida com tudo aquilo que ela implica: sofrimentos, alegrias, esperanças e dificuldades, como faziam as primeiras comunidades.
Durante a capacitação, também aconteceu um treinamento para os/as participantes que, após escutarem algumas normas, cantos e se familiarizarem com o ofício, prepararam uma celebração, na noite do sábado, que foi concluída com um teatro apresentado pelo seminarista Wendel, junto com outros/as jovens, e uma bonita confraternização com comida e músicas com o objetivo de mostrar que a mesma fé une diversas igrejas e religiões.
O domingo se prosseguiu com a prática de cantos e várias dúvidas surgiram. Pe Alexandre se mostrou interessado em responder às dúvidas e alertou aos/às jovens a fazerem de suas vidas um constante canto de louvor a Deus, buscando contagiar as suas paróquias e seus grupos e cultivando o espaço litúrgico que reaviva e renova as celebrações para uma constante sintonia entre aquilo que se vive e aquilo que se celebra.

Para refletir:
O Ofício Divino da Juventude é conhecido nas nossas paróquias?
Como é celebrada a nossa fé?
Como espiritualidade é expressa e transmitida por nós, jovens?

Ir. Felicitas J. Santiesteban
Missionária de Maria-Xaveriana
Assessora da Pastoral da Juventude

domingo, 21 de setembro de 2008

MARCO JOVEM 2008

A Juventude quer Viver

Foi realizado no dia 30 de março, domingo, o Marco Jovem 2008 que conectado a Campanha da Fraternidade deste ano teve como tema “A Juventude quer Viver”. Acontecendo pela segunda vez o evento foi divido em dois períodos:
Pela manhã, os coordenadores de grupos de jovens da Arquidiocese conversaram e discutiram sobre a realidade da juventude em londrina, conduzidos e motivados pela psicóloga do Projeto Murialdo da Epesmel, Jaqueline. Em seguida foi apresentado e debatido o plano de evangelização da juventude para o ano de 2008 do Setor Juventude, após a exposição, os coordenadores se dividiram pelos decanatos para entre outras coisas eleger seus coordenadores ou referências. A manhã foi encerrada com um delicioso almoço de confraternização.
À tarde o evento continuou no Ginásio Marista, e contou com a participação de mais de 2 mil jovens e adolescentes de diversos movimentos, pastorais e grupos que vieram em caravanas de suas paróquias e cidades entre elas Ibiporã, Sertanópolis, Porecatu, Cambé e Rolândia.
Todos se animaram e dançaram muito ao som das bandas Ânima, Amigos e 33HC e com a presença inédita e marcante do DJ Ney. Uma das novidades para este ano foi a realização de 6 oficinas (dinâmicas, teatro, hip-hop, percussão, expressão corporal e palestras), que com mais de 160 inscritos foram a oportunidade para os jovens conhecerem sobre temas que são forma e expressões de vida, também para que depois possam repassar para o seus grupos.
Outra novidade foi a chamada “Feira de Pastorais e Movimentos”, espaço onde diversas pastorais e movimentos demonstraram seus trabalhos e carismas aos jovens interessados. O evento também contou com a participação especial de Dom Orlando que deixou uma mensagem especial para toda a juventude.
O encerramento se deu com uma linda missa celebrada pelo Pe. Cleiton, assessor do Setor Juventude de Londrina. A liturgia abordou temas como a falta de políticas públicas nas áreas de lazer, saúde, educação, cultura e primeiro emprego. Finalizando com uma benção e envio todo especial para que os jovens possam durante o ano realizar seus trabalhos em suas paróquias e grupos com muita força, ânimo e dedicação, sendo discípulos missionários, de uma forma diferente, inovadora e criativa.
A realização do evento foi do Setor Juventude Londrina que agradece o apoio da PUC, Colégio Marista, Livros e Livros, Midiograf, Compusystem Informática, Estamparia Farinazzo, a colaboração especial da Casa da Juventude de Goiás e também a todas as pastorais e movimentos presentes.
Para maiores informações do evento ou assuntos da evangelização da juventude da arquidiocese envie seu e-mail para: setorjuventudelondrina@hotmail.com.